A honra do escolhido – 1

‭‭Gn ‭37:5 – Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.

Essa é a história da honra que Deus dá para quem Ele escolhe. O Senhor não faz acepção de pessoas, mas Ele considera o que está no coração de cada um. José foi alguém que agradou o coração de Deus.

JOSÉ:

  • Décimo primeiro filho de Jacó, e o primeiro com a esposa que mais amava, Raquel;
  • Sua mãe era estéril, mas Deus lembrou-se dela e a tornou fértil;
  • Significado do nome: “que Deus acrescente filhos” ou “possa Ele acrescentar”;
  • Nasceu quando seu pai tinha cerca de 90 anos de idade.

Um dia ele teve um sonho, e quando isso aconteceu, chamou seus irmãos para compartilhar com eles, e por isso foi odiado ainda mais.

Você precisa ter cuidado com quem compartilha seus sonhos, não fale deles com quem não sonha com você.

 

OS SONHOS SÃO DADOS POR DEUS

‭‭Gn ‭37:9 a 11 – Depois José sonhou outra vez e contou também esse sonho aos seus irmãos. Ele disse assim: “Eu tive outro sonho. Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim”. Quando José contou esse sonho ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e disse: “O que quer dizer esse sonho que você teve? Por acaso a sua mãe, os seus irmãos e eu vamos nos ajoelhar diante de você e encostar o rosto no chão?” Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no caso.

Deus deu à José dois sonhos grandiosos, mas eles soavam como ameaça para seus irmãos, que não se viam parte desses sonhos.

Os sonhos são parte do desígnio definido pelo Senhor para cada um de nós. Assim como as pessoas não são iguais, os desígnios também não são iguais. Se nem suas digitais são iguais, assim acontece com os sonhos – ninguém tem um sonho igual ao seu.

Alguém pode até ter um sonho que é parte do seu sonho ou sonho que vai contribuir para a realização dele, mas ninguém tem um sonho igual ao seu. Nesse aspecto, ninguém é concorrente.

O problema se dá quando uma pessoa não está alinhada com Deus, pois neste contexto ela se torna até um instrumento para tentar destruir o sonho alheio. Os familiares de José seriam contemplados no momento que o sonho se realizasse – ele foi o instrumento usado por Deus para abençoar toda a casa de Jacó, e retirá-los do lugar de escassez, no período da grande seca – ocasião em que José já estava na posição de governador do Egito.

Gn 42:9 e 10 – Então José lembrou dos sonhos que tinha tido a respeito deles e disse: “Vocês são espiões que vieram para ver os pontos fracos do nosso país”. Eles responderam: “De modo nenhum, senhor. Nós, os seus criados, viemos para comprar mantimentos”.

Se os irmãos de José tivessem visualizado essa possibilidade, nenhum deles teria lhe odiado.

Lembre-se desse detalhe e permaneça firme, avance na direção que o Senhor tem colocado diante de você. E quanto às pessoas que são preciosas para você, que ainda não compreenderam quão grandioso é esse projeto que está sendo desenvolvido… Não se preocupe, elas continuam sendo parte do todo, e quanto chegar o momento certo, elas estarão novamente ao seu lado, se alegrando e usufruindo da parte que você vai separar para elas. Está tudo sob controle.

Ana Cunha Araújo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s