Fundamentos para dias difíceis

Sl 105:1-5 – Deem graças ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações. Cantem para ele e louvem-no; relatem todas as suas maravilhas. Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença. Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou.

Esse trecho da Bíblia mostra cinco passos que certamente serão nossos alicerces em dias difíceis:

1. Dar graças

Graça fala de uma ação de agradecer, reconhecer algo ou alguém. Neste caso, reconhecer e agradecer ao Senhor sobre seus feitos entre as nações.

Você já viu como se comporta uma pessoa que está em estado de graça, por algo bom que lhe aconteceu? Ela libera em palavras e ações aquilo que seu coração está cheio.

2. Louvar

Dirigir louvor, elogiar, declarar digno de aprovação. A bíblia nos fala em Sl 22:3 – “Porque tu és santo, tu que habita entre os louvores”.

Há um segredo em declarar o quanto é digno de total aprovação aquele que criou e tem domínio sobre todas as coisas. Isso abre portas e quebra correntes, como aconteceu com Paulo e Silas na prisão: enquanto louvavam, atraíram o sobrenatural e foram libertos.

3. Gloriar-se

Essa expressão é um verbo pronominal, que indica que a ação do verbo é refletida no próprio sujeito que a executa, o que casa perfeitamente com o verbo que a acompanha no versículo: alegrem-se.

Aqui o ato de gloriar-se não está ligado à vaidade e nem à soberba. O salmista nos aponta para onde deve ir nossa ação: gloriem-se no santo nome do Senhor, ou seja, que as nossas atitudes exaltem o santo nome do Eterno; que nossas atitudes demonstrem o poder que há em seu santo nome e quão feliz nós somos por tê-lo em nossa vida.

4. Recorrer

Quero dar ênfase à essa palavra, que é um verbo que chama para a repetição da ação: RE + CORRER, e significa “voltar a correr, percorrer o espaço em várias direções”.

No Salmo 105:4 temos “recorram ao Senhor e ao seu poder”. Está difícil? Está pesado? Você precisa de uma direção? Recorra ao Senhor; volte a buscá-lo; busque-o quantas vezes for necessário; busque sempre Sua presença. Ele tem o que você precisa.

5. Lembrar-se

Se há uma arma que pode nos destruir silenciosamente são as memórias ruins – ou Janelas Killer, como diz o psicólogo e psiquiatra Augusto Cury. São essas memórias que nos travam, nos bloqueiam inclusive fisicamente – pois elas interferem na liberação da dopamina, o hormônio neurotransmissor que, quando liberado, provoca sensação de prazer e aumenta nossa motivação. Pessoas com problemas neurológicos e psiquiátricos têm deficiência de dopamina.

Atente para o que está preenchendo seus pensamentos. O salmista orienta sobre o que devemos lembrar:

Salmo 105:5 – Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou.

Você já parou para contemplar as maravilhas que Deus fez? Quanto tempo faz que você não contemplar o céu? Ou que fecha os olhos e procura sentir a brisa? Que olhou para sua família com gratidão?

Se suas memórias ruins bloqueiam a dopamina, saiba que suas boas memórias são estimuladoras desse neurotransmissor.

Fp 4:8 – Tudo o que for nobre, correto, puro, amável, de boa fama ou digno de louvor, seja isso que ocupe os vossos pensamentos.

Ajuste sua mente para pensar nas boas coisas que você já viveu. Estimule a dopamina que há em você, pois assim será mais fácil executar os primeiros atos que foram listados anteriormente – Dar graças, Louvar, Gloriar-se e Recorrer. Lembre-se, esses alicerces lhe ajudarão em dias difíceis.

Renata Rayane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s