Jr 27:12b – “Coloquem o pescoço sob o jugo do rei da Babilônia, sujeitem-se à ele e ao seu povo, e vocês viverão.”
O processo de se colocar sob o jugo de alguém não é fácil para ninguém e todos aqueles que, por alguma razão se encontram nesta condição, alimentam no coração uma urgência de ver que as coisas vão mudar. Essa expectativa por muitas vezes é o combustível que faz com que permaneçam em movimento.
Embora seja um processo difícil, doloroso, a orientação de Deus à seu povo apontava para uma demora, pois precisariam casar e ter filhos naquele lugar – isso leva tempo, para gerar uma vida uma pessoa leva em torno de 9 meses. Mas foi extamente isso que o Senhor lhes mandou fazer, permanecer naquele lugar tempo suficiente para construir uma história.
Jr 29:6a – Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas.
Casar:
- Unir-se por casamento.
- Combinar-se.
- Ajustar-se
Casamento também fala de eternidade, de aumento de forças – daí pra frente, dois serão um. Dois que se consolarão nas adversidades, que se apoiarão e sobretudo, que serão cobertura um para o outro.
Os filhos vêm em nossas vidas para a continuação do nosso legado, nos dando a perspectiva de que conquistaremos – ainda que através deles.

Esse é um tempo para ajustes e também renovo de aliança com aqueles que amamos. Exílio é uma chamada para investir na família. Veja a sua família como a sua maior prosperidade e seja muito feliz.
Pra. Ana Cunha