Jr 1.11 e 12 – “E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? Eu respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.”
Consolidar fala de tornar ou permanecer firme, plantado, independente das circunstâncias.
A amendoeira é uma espécie vegetal que desenvolve-se perfeitamente nos terrenos salgados, arenosos e tem também a capacidade de resistir ao efeito dos ventos. Ela é perfeita para a região de praia.
A terra salgada é por si só um limitador para muitas plantas, uma vez que desidrata as mesmas – as plantas morrem pela falta de água e as sementes não germinam. Salgar a terra era um costume que veio dos antigos romanos. Quando eles desejavam tornar um local inabitado eles faziam isso para inviabilizar a agricultura do lugar.
Trazendo para a nossa realidade espiritual e para a nossa missão de consolidadores, ainda que haja uma ação de regência romana contra nós tentando “desidratar” as nossas sementes, resistiremos e prevaleceremos.
Deus nos deu a incumbência de consolidarmos vidas e a capacitação para plantarmos a Sua Palavra em terra que aparentemente é inadequada – as vidas que estão longe Dele. Mas essas “terras” apontam para a promessa – nos multiplicaremos tanto que seremos incontáveis, como as areias da praia.
Gn 22.17 – “que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos.”
A Amendoeira é uma árvore que pode atingir 35 m de altura. Ela quando adulta tem a copa bastante larga, fornecendo bastante sombra.
A Palavra nos chama para permanecermos firmes e pregarmos o Reino de Deus. Dessa forma atingiremos grandes dimensões e forneceremos sombra para aqueles que se achegarem.
Mc 4.30 a 32 – “Disse ainda: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos? É como um grão de mostarda que, quando se semeia, é a menor de todas as sementes que há na terra; mas, tendo sido semeado, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças e cria grandes ramos, de tal modo que as aves do céu podem aninhar-se à sua sombra.”
Diante de tudo isso só me resta lhe dizer: Seja curado e se permita crescer, pois certamente que ao seu derredor muitos estão precisando de um refrigério – que você está sendo capacitado para dar.
Pra. Ana Cunha