Mentir resolve alguma coisa?

Sl 116:11 – “Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira”.

Qual é o medo que justifica a mentira? Onde foi ensinado que podemos manter junto de nós as pessoas que amamos mentindo pra elas?

A mentira é uma declaração feita por alguém que sabe que ela é falsa, na expectativa de que acreditem nela. Pode ser uma declaração falsa, uma verdade seletiva ou uma omissão.

Embora a Bíblia nos ensine que essa prática é errada, o que se percebe é que rotineiramente se pratica esse mal de muitas formas, como por exemplo:

  • Quando dizemos que estamos bem – sendo que estamos atribulados de alma;
  • Quando dizemos para alguém que estamos com saudade, sendo que nem nos lembramos dessa pessoa;
  • Quando dizemos que desejamos o bem de alguém, mas no nosso íntimo estamos carregados de sentimento de rancor;
  • Quando demonstramos um padrão social e/ou financeiro que não é a nossa realidade;
  • Quando agimos como religiosos, demonstrando um padrão de santidade que não vivemos; quando fazemos coisas que sabemos que não são aprovadas.

A MENTIRA TEM UM PAI

Jo 8.44 – “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.”

Do ponto de vista da Palavra, quando uma pessoa mente, se coloca como filho do Diabo. Deus nos criou a Sua imagem e semelhança, a fim de que tivéssemos comunhão com Ele – sermos seus filhos.

Não podemos ter atitudes negligentes, de quem está preocupado em ser aprovado por alguém, esquecendo-se da pessoa mais importante: o Espírito Santo. Quando mentimos, agimos como enlaçados por Satanás e entristecemos o Espírito de Deus.

Precisamos estar atentos para não operarmos segundo a vontade do nosso maior inimigo, pois ele é que age com engano e mentiras. Não podemos permitir a sua ação contra nós e através de nós.

“Leviatã é um governo de influência que transforma verdades em mentiras e mentiras em verdades”.

AP. RENÊ TERRA NOVA

A MENTIRA TEM UMA REPRESENTANTE

Ap 2.20 – “Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa; ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria”.

No Velho Testamento Jezabel era a esposa de Acabe, mulher perigosa que perseguia a liderança estabelecida por Deus, que perseguiu o profeta Elias. Hoje, ela aparece como um espírito, que opera no nosso meio trazendo influência maligna.

Precisamos ter muito cuidado para não sermos alvos da constate necessidade de aprovação, ao ponto de mentirmos. A mentira leva outras pessoas ao erro. O Senhor reprova este comportamento.

Jr 23.32 – “Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com a sua vã jactância; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e eles não trazem proveito algum a este povo, diz o Senhor.”

A pessoa sob o controle de Jezabel não gosta de prestar relatórios de seus atos e não admite seus erros. Ela tem atitude de religioso.

“Suas ações são baseadas no que acham que as pessoas precisam ver, para se convencerem de sua espiritualidade”.

JOHN PAUL JACKSON

JESUS, A VERDADE ABSOLUTA

Jo 14.6 – “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

A essência de Jesus é a verdade. Muitas vezes vemos na Palavra Ele próprio reforçando isso ao declarar “em verdade, em verdade vos digo”.

Nm 23.19 – “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?”

Se porventura você tiver sido alvo da mentira de alguém, libere o perdão para essa pessoa, sabendo que só em Cristo temos a verdade incondicional.

E ao contrário, se você é que tem agido dessa forma, saiba que seu comportamento separa você do Pai, e que você precisa se arrepender, confessar o seu pecado a Deus e abandoná-lo. Peça ajuda ao Espírito Santo e Ele te socorrerá, trazendo convencimento.

Ana Cunha Araújo

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s