Vá ao manancial de Deus

1 Rs 17:2 a 6 – “Depois veio a Elias a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro”.

Elias era um profeta destemido, bastante ousado e usado por Deus. No contexto desta referência, ele havia apregoado uma grande seca para a região de Israel. O zelo do Senhor pelo profeta é demonstrado na provisão para que o mesmo tivesse condições de obedecer integralmente a Seu comando.

Deus estava se comprometendo com o sustento de Elias no tempo de escassez que iria chegar. Mas e agora, no tempo em que vivemos, será este o mesmo comando que o Senhor tem para cada um de nós? Qual a relação que essa palavra tem com as nossas necessidades?

 

1. O COMANDO VEM DE DEUS, MAS A OBEDIÊNCIA É UMA DECISÃO PESSOAL

O oriente é o lado onde nasce o sol; por outro lado, Jesus é tido na Palavra como o Sol da Justiça. Então, parafraseando podemos compreender que a orientação de Deus para nós é a de nos voltarmos para onde Jesus está.

“E esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão.”

O profeta não questionou o Eterno, ao contrário, caminhou por quilômetros em direção ao ribeiro de Querite. Deus espera que tenhamos uma atitude correspondente a dele.

 

2. DEUS TEM UM ESCONDERIJO PREPARADO PARA OS QUE LHE OBEDECEM

O Senhor sabe que nas dificuldades podemos ser atingidos, Ele sempre foi uma proteção para aqueles que lhe buscam. No caso em tela, a seca também atingiria Elias – mas antes que isso acontecesse o Pai já tinha o lugar providenciado para lhe guardar.

Ao contrário de muitos, o profeta decidiu crer no cuidado de seu Deus e por isso foi protegido da fome e sede.

O nosso caminhar deve ser por fé, a solução de nossos problemas não está na força de nosso braço e sim no poder de nosso Deus.

 

3. A VIDA É GARANTIDA JUNTO AO MANANCIAL

A Bíblia mostra que Elias “foi habitar junto ao ribeiro de Querite”. Precisamos estar junto ao rio de Deus para termos vida, e vida em abundância. O alvo do Senhor é suprir as nossas necessidades, ainda que as circunstancias sejam contrárias.

batismo no jordão 2
Batismo no Rio Jordão. Israel, 25mai2012.

No contexto estudado toda a nação estava vivendo um tempo de fome e sede, mas Elias, de forma extraordinária, era alimentado pelos corvos no amanhecer e no entardecer; sua sede era saciada pelo ribeiro.

Jesus nos garante água que sacia a nossa sede, a água da vida. E de você ele espera a atitude de receber destas águas.

Jo 4:13 e 14 – Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

Seja guardado e suprido pelo Senhor.

Pra. Ana Cunha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s