Mc 14.32 a 37 – Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto vou orar”. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: “Aba , Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”. Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora?
Jesus em sua angústia orava no Getsêmani, clamando a Deus. Nesse momento de pavor o Mestre deu um comando aos seus discípulos: “Ficai aqui e vigiai”.
Muitas vezes recebemos orientação para “despertar”, mas fazemos o que a nossa alma quer – descansar, ficar no conforto, dormir. Jesus não descansou nem quando foi para morrer por nós. Hoje o Senhor nos pede para estarmos atentos, mesmo Ele estando conosco.
DORMIR
* Estar entregue ao sono.
* Estar imóvel.
VIGIAR
* Estar atento.
* Estar de sentinela.
* Estar acordado.
Jesus deu um comando e seus discípulos fizeram exatamente o contrário.

1. A CONQUISTA PELO PREÇO DA CRUZ
Mc 14.41 – “… Basta! É chegada a hora…”
Os discípulos de Jesus estavam prestes a presenciar a maior conquista de todos os tempos, fruto do amor incondicional do Senhor por nós.
Precisamos visualizar nossa conquista, independente das circunstâncias e nos posicionar, para termos êxito na Visão de Deus. Se não estivermos atentos, quando ela chegar não saberemos o que fazer.
2. O CUMPRIMENTO DA ESCRITURA
Mc 15.28 – “E cumpriu-se a escritura que diz: Com malfeitores foi contado”.
Junto a Jesus, naquela cruz, haviam dois ladrões e enquanto um queria ser salvo o outro blasfemava. Da mesma forma é hoje, muitos desejam ser salvos, mas, por outro lado, muitos ainda blasfemam contra Deus.
Não podemos achar que as pessoas que nos rodeiam e que ainda não conhecem a Jesus não se converterão nunca, ao contrário, precisamos abrir a nossa boca e declarar que todos eles serão salvos. Ninguém ficará de fora do projeto do Senhor.
3. PELO SANGUE DE JESUS SOMOS LIVRES PARA CONQUISTAR
Mc 15.38 – “O véu do templo se rasgou-se em duas partes, do alto a baixo”.
Jesus, em seu infinito amor, derramou seu sangue por nós, nos fazendo livres para conquistar. Devemos demonstrar a nossa gratidão e buscar agradar ao Senhor, levando sua Palavra àqueles que ainda não a conhecem, e por isso vivem cativos.
Não fique dormindo, esperando ouvir Deus lhe chamar, corra para os braços do Pai. Chegou o tempo de conquistar.
Ney Araújo