Cuide da conquista

Jo 5:10 – “Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.”

Uma pessoa que passa anos vivendo um determinado padrão de vida, quando muda de posição, presencia comportamentos antagônicos por parte daqueles que estão à sua volta. É como se estivesse sendo feito um teste de qualidade – a pressão aumenta para que fique bem claro até onde é possível suportar.

O homem que recebeu a cura no Tanque de Betesda também teve seu momento de provação, ele havia passado trinta e oito anos na condição de paralítico, havia esperando que alguma pessoa misericordiosa aparecesse para ajudá-lo a chegar até aquelas águas, quem sabe até sem fé alguma de que seria curado. De repente, com poder para mudar todo o seu histórico, aparece Jesus que lhe sara e ainda manda que ele carregue sua maca – Jo 5:8.

Neste momento inicia-se um novo teste, pois por obediência à Lei de Moisés não era permitido trabalhar no dia de sábado, que era o dia consagrado ao Senhor e ao descanso. E nesse contexto, a multidão argumentou que ele não poderia levar seu leito.

Porém, demonstrando a mudança de mentalidade e evidenciando a chegada de um novo tempo, ele obedeceu à ordem de Jesus e, tomando posse de sua bênção, assumiu a cura.

Em Jo 5:11, ele responde para os que estão lhe induzindo a parar de carregar a maca “Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda” demonstrando a quem ele agora obedecia.

Harv Eker (1) ensina que as declarações são um poderoso segredo para a mudança. Se essa conquista não tivesse sido a mais importante da vida daquele homem talvez ele até tivesse recuado e esperado pelo dia seguinte, mas não se tratava de uma conquista qualquer. Essa era a maior bênção de sua vida, fruto de uma mudança de mentalidade provocada por Jesus. A fala deste homem demonstrava a mudança que havia acontecido em seu interior, uma cura que estava sendo refletida em seu físico, em suas forças.

Um outro fato que me chama muita atenção é a palavra que o Mestre diz para ele:

Jo 5:14 – “Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.”

DSC05084
Tanque de Betesda – Jerusalém

Para nós, a lição é a mesma que foi ensinada para o curado do Tanque de Betesda – não voltar às velhas posturas, para não ter que experimentar coisas piores. Jesus sempre nos vê curados, mas Ele também sabe que podemos colocar tudo a perder, se nos enfraquecermos na fé e nos nossos valores.

O que sinaliza a mudança na sua vida? Tome posse disso e avance.

Ana Cunha Araújo

(1) – HARV EKER, T. Os segredos da mente milionária; tradução Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro, Sextante, 2006.

1 comentário

Deixe um comentário