Como você vê seu lugar?

A cidade é a nossa casa, o nosso lugar de estar. Algumas nascem planejadas e outras são reflexos de ocupações espontâneas.Eu nasci em Guajará-Mirim-RO, uma cidade planejada. Cresci me deslocando por vias com 20m de largura, calçadas com 2,5m em cada lado – quando não se falava em acessibilidade. Neste mesmo lugar as quadras eram quase todas com tamanho padrão de 100m x 100m, formando uma retícula como um tabuleiro de xadrez. Qualquer pessoa com o mínimo de percepção encontra facilidade para andar por uma cidade assim.

Guajará Mirim
Guajará-Mirim – RO

No final da minha adolescência eu segui para Fortaleza-CE – uma cidade litorânea e que apresenta um sistema viário que parece conduzir os habitantes para a orla marítima. É bem verdade que na área mais central há a ocorrência de vias bem estreitas que dificultam a mobilidade urbana, mas por outro lado, muito se investiu na infraestrutura deste lugar a fim de dar fluidez no trânsito.

Fortaleza
Fortaleza – CE

Tendo se cumprido o tempo de minha formatura em Arquitetura e Urbanismo, me desloquei para Rio Branco-AC, onde fui conhecer uma cidade com desenho único, como uma colcha de patchwork: Cada pedaço tem sua característica, seu cenário próprio. Essa cidade possui vias estruturantes que se cruzam, criando recortes – alguns reticulados e outros com vias em curvas e bifurcações e o resultado é o de muitas variedades de localidades dentro um mesmo perímetro.

Rio Branco
Rio Branco – AC

Com o passar dos anos a minha visão foi ampliada. A formação e a vivência nas duas outras cidades, além da minha terra natal, tiraram de mim o estigma de achar que tudo estava pronto e quando muito, cresceria em total obediência ao plano inicial – essa era a percepção da menina guajará-mirense. Hoje sei que as cidades são vivas e vão se ajustando ao longo dos anos. E você, como percebe a cidade que é a sua morada?

Arq. Ana Cunha

 

Veja mais sobre este assunto:

https://anacunha.blog/2018/07/18/duas-nacoes-dois-rios-e-uma-estrada-de-ferro/

3 comentários

  1. Como é bom ver o quanto a senhora ama essa terra que escolheu para morar,que Deus venha lhe honra de forma tal.😍

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s